sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lambri PAP


Olá!!
Saudades!! Andei sumida, mas fiz muitas coisinhas para a casa nesse período. Como estou sem máquina fotográfica, não pude mostrar para vocês. Agora consegui registrar algumas das mudanças que comecei a fazer durante as minhas férias. 
Sempre adorei casas com lambri, por isso, decidi fazer eu mesma na minha sala/cozinha. Não fotografei o passo a passo, mas vou contar como fiz.


PAP

1. Medi toda a área que teria lambri (altura x largura da parede). A ideia era fazer um lambri com 1,30m de altura.

2. Comprei a madeira necessária, fardos com dez pranchas de 3 m (é aquela madeira usada para forro). 

3. Lixei todas as peças. 

4. Para facilitar resolvi cortar (no serrote mesmo...rs.) as pranchas ao meio e fazer o lambri com 1,50m de altura.

5. Pranchas cortadas, comecei a montagem (só encaixar as pranchas umas nas outras). Todas as instruções que li na net diziam que era necessário fazer na parede uma moldura com ripas para pregar as pranchas, mas preguei direto na alvenaria (usar pregos galvanizados). Até agora não tive problemas, ficou perfeito!

6. As paredes já tinham rodapé de alvenaria, por isso preguei as pranchas acima dele.

7. Tive que fazer alguns recortes para as tomadas, interruptores de luz e janela, assim como, para acertar os cantos (essa parte dos cantos foi mais trabalhosa, pois precisei serrar as pranchas no comprimento). 

8.  Depois de pregar todas as pranchas, preguei na parte de cima meia-cana (pinus também), para dar acabamento e apoiar quadrinhos. Também lixei cada peça.

9. Para cobrir o rodapé de alvenaria/lajota usei a mesma madeira do lambri, que preguei nas pranchas do mesmo, pois não tinha como pregar na alvenaria/lajota.

10. Tudo pregado, fiz a pintura. Como o pinus tem muitos nós, a tinta não cobria, então fiz um acabamento com massa corrida para cobrí-los (passei a massa e depois lixei). Mesmo assim tive que dar três demãos. Usei tinta óleo, pois protege mais e facilita a limpeza.




Como precisei retirar os espelhos de luz resolvi forrá-los. No lambri da cozinha, usei esse tecido de cerejinha. Acho muito fofo!
Também fiz uns quadrinhos para enfeitar, mas depois mostro com mais detalhes.

Deu trabalho, mas o resultado: a-do-ro!

E então? Gostaram?

Beijossssssss