segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecendo sonhos...

Adoro tecer, há alguns aprendi o básico da técnica da tecelagem manual e, desde então, sempre que posso, teço algumas peças. Infelizmente, o tempo é curto, e não é possível me dedicar mais, porém, adoro estar entre os fios...rs.
De origem muito remota, e presente em praticamente todas as culturas, a arte de tecer é extremamente agradável e terapêutica.
A tecelagem é ampla e aberta aos mais variados materiais. Antigamente, todo o processo era artesanal, da tosquia de ovelhas ao tingimento natural dos fios, alguns tecelões ainda preservam estas técnicas.
As possibilidades do tear manual são inúmeras, sendo possível introduzir variados elementos na tecelagem.
Entre tramas e urdumes, surgem peças de beleza inigualável.
Para saber mais consulte Tecelagem Manual.
A tecelã Mariana Terra faz do tear um tributo à natureza, mesclando em sua trama elementos que encontra nos campos, como gravetos, folhas, sementes...
Alguns de seus trabalhos:

                                                          " Dia"

"Noite"


"Jardim"

Visite o site Tecendo a Natureza e conheça mais obras da artista!

Conheça também o trabalho da Cooperativa Nós da Trama, que nasceu da iniciativa de um grupo de mulheres com a intenção de inovar na arte de tecer.


Na Nós da Trama você irá encontrar uma gama de produtos como: bolsas, almofadas e roupas, tudo de muito bom gosto e tecido em tear manual.

No site da tecelã Malu Ramalho você poderá conhecer todo o processo da tecelagem manual, como era feito antigamente: a tosquia das ovelhinhas, a lavagem da lã, que depois é cardada, fiada e, posteriormente, tingida por processos naturais. Confira: Malu Ramalho





 O lindo produto final!

Poderá gostar também do Blog da Soliarte.

3 comentários:

Mery Vale disse...

Parabéns...tudo muito lindo!!
Já percebi que além do dom de tece, e falo por já conhecer seus trabalhos...vejo que tem a arte da ecscrita...!!!
Amei..Amei...Amei!!!

Liz disse...

Obrigada mana querida por sempre prestigiar os meus trabalhos!
Beijos...

Anônimo disse...

SÓ HOJE TIVE A OPORTUNIDADE DE VISITAR SEU BLOG. MUITO OBRIGADA POR TER ME INCLUÍDO NESSA VIAGEM MARAVILHOSA. CONTINUE...AMEI...O MUNDO PRECISA DE PESSOAS SENSÍVEIS E CRIATIVAS COMO VOCÊ, LIZ. UM BEIJO E UM FORTE ABRAÇO COM AROMA DE ALECRIM DO CAMPO.