sábado, 1 de maio de 2010

A furadeira assusta?


São inúmeras as situações em que eu lamento não ter uma furadeira, mesmo não sabendo usá-la ainda. Percebo esta falta quando quero pendurar um varão de cortina, uma prateleira, um gancho para vaso e um monte de outras coisinhas. Em função disso, procurei alguma informação sobre o uso dessa ferramenta, a princípio, um tanto assustadora..rs, e encontrei este excelente tutorial no Superziper  , visite o blog e veja quanta coisa bonita tem por lá.
furo2
1. Você vai precisar de:
- Furadeira elétrica
- Broca correspondente ao tamanho da bucha que você vai usar
- Parafuso com bucha
- Chave de fenda
- Martelo ou fita crepe
- Metro
- Lápis
- Saco plástico


furo3
1. Marque com um lápis o local exato onde você quer furar


furo4
2. Se for furar azulejo faça uma "cruz" com fita crepe, centralizando exatamente no local do furo. Este macete é muito útil pois vai impedir que a ponta da broca escorregue na hora de furar. Se for furar parede de concreto (o meu caso) a melhor dica que tenho a dar é dar uma marteladinha com o parafuso até fazer um furinho onde acomodar a ponta da broca.


furo5
3. Fica sssim ó.


furo6
4. Cole um saco plástico com fita crepe bem abaixo do local a ser furado, isso vai segurar o pó. Você não quer poeira no seu chão, quer ? E reutilize aqueles seus saquinhos plásticos de supermercado!


furo7
5. Encaixe a broca apropriada na ponta da furadeira, apertando beeeem


furo8
6. Respire fundo e segure a furadeira bem reta. Com as duas mão e fazendo pressão contra a parede insira a furadeira no ponto marcado. Vá pressionando até entrar o suficiente para inserir toda a bucha. Vai fazer um barulhão. Se quiser, use protetores de ouvido.


furo9
7. Insira a bucha, se precisar dê umas batidinhas com o martelo até que ela esteja toda dentro do furo.

furo10
8. Coloque o parafuso na bucha com o auxílio da chave de fenda. Retire o saquinho com o pó. Pendure o seu quadro e admire-o seu trabalho !


DICAS


furo1
# Uma breve palavrinha sobre brocas:
Veja foto acima para ter certeza que está usando a broca certa ! Se você usar a errada vai causar estrago na furadeira e na parede. Eu acho legal quem faz crafts ter em casa um estojo de brocas de madeira e concreto. Eu tenho de metal, mas nunca usei.

# Eu não vivo sem a minha furadeira, uso para qualquer furo, seja em concreto ou madeira, para quadrinhos e quadrões. Já a Cláudia me contou que ela só faz furos com uma martelo e prego pois a parede da casa dela é mole e ela não tem furadeira. Ficamos assim, a furadeira é necessária para quando você vai usar parafuso e bucha para pendurar quadros pesados em paredes de concreto e dry wall. Se for para pendurar algum enfeite em madeira ou parede mole, você, em tese, consegue fazer o trabalho com o martelo e prego.

# Existe pra vender no mercado um negócio plástico sanfonado que você encaixa na furadeira e em tese serve pra segurar o pó na hora de fazer o furo. Eu dizo por experiência própria: não funciona. O meu tem uma "sanfona"muito dura e fazer um furo com aquilo é tarefa impossível. Resultado: voltei ao bom e velho saquinho pregado na parede.

# Está precisando de um parafuso especial ? Em SP os melhores locais para ferragens são a Casa do Parafuso na Rua Florêncio de Abreu (Centro) e as várias lojinhas de ferragens na Rua Paes Leme, em Pinheiros. Alias a Rua Paes Leme é o paraíso dos carpinteiros profissionais e wannabe carpenters (como eu) , vale a pena passar lá para comprar ferramentas e matéria prima.

# Quer conhecer sites onde um monte de gente troca idéias de DIY para fazer seus próprios móveis e resolver problemas domésticos ?

Nenhum comentário: