sábado, 1 de maio de 2010

Viajar sozinha pode ser uma aventura prazerosa!


Sempre quando comento que irei viajar, a primeira pergunta que me fazem é: com quem?  Ainda percebo ares de espanto quando explico que irei sozinha. Muitas mulheres, imediatamente, afirmam que não teriam coragem para tal aventura, justificam que teriam medo, não se sentiriam bem e que, provavelmente, não achariam graça em não ter com quem compartilhar a viagem.
Confesso que, inicialmente, eu também me senti assim. A idéia de estar só, num lugar desconhecido gera, no mínimo, uma sensação de desamparo. A impressão que se tem é que se acontecer algo, e sempre pensamos que poderá acontecer o pior, não teremos a quem recorrer. E realmente não temos...rs.
A primeira vez que viajei sozinha, no início de 2009, me senti amedrontada, mas com um misto de orgulho, por ter coragem de fazer algo assim.
Optei por uma cidade pequena, em que pudesse me sentir mais segura. Pesquisei muito na internet e decidi por Paraty / RJ, uma cidade histórica, pequena, cujo maior destaque é o Centro Histórico. Decidido o destino, aprofundei as pesquisas em relação a vários aspectos: opções e preços de hospedagem,  lugares interessantes para se conhecer, preços de passeios, vida noturna, transporte coletivo, segurança, etc.
Reservei antecipadamente a hospedagem, preferi algo central e barato...rs, pois estaria sem carro e queria ter a possibilidade de deslocar-me sem problemas.
Na manhã da viagem parecia criança diante do desconhecido, ansiosa, temerosa, mas muito feliz por provar algo novo.
Aproveitei cada minuto, tudo deu certo, conheci lugares e pessoas incríveis, tirei milhões de fotos..rs. Adorei a experiência e repeti neste ano, desta vez o destino foi Búzios, também no Rio.
Ambas as cidades têm características que julgo fundamentais para quem viaja sozinha, o movimento concentra-se num pequeno centro, por isso tomo o cuidado de hosperdar-me em locais próximos a ele, pois assim saio tranquilamente, tanto de dia quanto à noite.
Em nenhuma das cidades tive quaisquer problemas em relação a segurança, pois ambas tem amplo movimento noturno, os turistas circulam pelas ruas e lojas até tarde da noite. Os bares e restaurantes ficam lotados e abertos noite a dentro.
Claro que têm momentos em que sentimos falta de uma boa companhia para darmos boas risadas, compartilharmos lugares deslumbrantes, mas nada que impeça o prazer de estar descobrindo novos horizontes (escrever um diário minimiza a vontade de dividir as novidades com alguém..rs.)
Percebi que, além de conhecermos lugares diferentes, viajar só também é uma porta para o autoconhecimento. Estar sozinha, ao contrário do que muitos pensam, não é estar solitária. Compartilhar consigo mesma suas apreensões, lidar com os próprios medos e inseguranças, rir consigo e de si mesma, testar-se em situações inusitadas, tomar decisões, desde as mais simples até as mais complexas, são situações que trazem crescimento pessoal.
Nas duas viagens percebi que as pessoas ainda acham estranho uma mulher entrar só num barzinho à noite (confesso que eu também achei), mas fui em frente, sentei, bebi, comi e ouvi boa música. Porém, observando as mesas vizinhas, tanto em Paraty quanto em Búzios, eu era um exemplar único...rs. Mas isto não impediu, ou melhor, acho que contribuiu, para eu conhecer pessoas interessantes.
A única coisa desagradável é que viajar "a um"...rs, ainda é caro, pois a maioria dos hotéis e pousadas oferecem opções para casal e/ou família, sendo assim, acabamos pagando quase que o preço equivalente ao de duas pessoas. No entanto, há a opção de hostel, mas ainda não experimentei. Já existem ótimas estruturas no Brasil, no site da Federação Brasileira de Albergues da Juventude é possível encontrar excelentes opções.
Neste quesito, eu ainda sou um pouco individualista e não me encorajei a dividir o espaço (leia-se quarto e banheiro)  com pessoas estranhas, mas não digo "desta água não beberei"..rs.
Lembrei de mais uma coisinha chata: a gente está o tempo todo fotografando a si mesma e as fotos acabam ficando meio parecidas...rs.
Viajar sozinha pode ser extremamente gratificante. Experimente!

Paraty-RJ

Data da viagem: 01/2009
Paraty é uma cidade linda, com muitas opções de passeios, vida noturna movimentada, bons bares e restaurantes, belas praias nas proximidades, como em Trindade, para onde é possível ir de ônibus. Você pode andar pelo Centro Histórico até tarde da noite sem probemas, as lojas permanecem abertas e os turistas passeiam pelas ruas. A-D-O-R-O! 

                                   Foto: Liz Henk

                                    Foto: Liz Henk
                       
                                            Foto: Liz Henk
                                   Praia do Sono - Trindade (próx. Paraty)

 
                                           Foto: Liz Henk

                                  Foto: Liz Henk

Nenhum comentário: